ALBERTO PÉSSIMO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nasceu em Benfeita, em 1953.

Curso da ESBAP.

Participou em mais de três dezenas de Exposições individuais de pintura e inúmeras Exposições colectivas.

Tem feito ilustrações para livros e feito cenários para filmes. Tem trabalhado como cenógrafo/figurinista para vários grupos de teatro.

No Teatro/Animação, orientou um curso de Teatro de Bonecos e Construção de Máscaras. Na R.T.P., foi responsável pela cenografia e bonecos das séries "A Árvore dos Patafúrdios" e "Os Amigos de Gaspar".

Entre as peças para as quais trabalhou como cenógrafo e figurinista na Companhia de Teatro de Braga contam-se autores como Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, Gil Vicente, R. Pinget, Paul Claudel, John Arden, H. Ibsen, John Osborne, Thomas Bernhard, Bertolt Brecht, Claudel, Regina Guimarães, Molière, Garcia Lorca, Thomas Bernhard, Tchekov, José Ananias, Gorki, Hugo Loetcher, Ibsen, Georges Astalos, Samuel Benchetrit, Alexei Chipenko, Maurice Maeterlinck, Mark Twain.

No âmbito da Formação e Animação: na Fundação de Serralves acções sobre a educação ambiental, subordinada ao tema Arquitecturas do Parque; nos Açores acções em Ponta Delgada, uma intitulada Educação pela Arte para os presos e outra sobre cerâmica para os repatriados; em Maputo (Moçambique) Teatro de Sombras; na Fundação Calouste Gulbenkian (Centrinho) sobre Vestuário, para professores e na Alfândega do Porto sobre Animadores de Museus.

  • Branca Ícone Vimeo
  • Branca Ícone Instagram
  • w-facebook