LOGO COMPANHIA BRAGA 01.png

CICLO

TERMINA HOJE  1 · FEV.  > 1 · MAR.

MAIOR

& VACINADO

Para escapar ao vírus ->  

Ecrâ Total | Fullscreen ->                          Clicar

Captura%20de%20ecra%CC%83%202021-02-2%2C

CICLO MAIOR & VACINADO

REVIVER O QUÊ O QUÊ?

 

     “enquanto dura, o que nós chamamos o caos evoca a ideia não apenas da confusão e desordem dos elementos, mas uma espécie de incapacidade do espírito para compreender e, ainda menos, dominar um estado de coisas, do mundo, da sociedade, da história, onde se não vislumbra a sombra de uma ordem.”                                                                                                                                     

                                                                  Eduardo Lourenço in O Esplendor do Caos |Gradiva,1999

 

Eduardo Lourenço observou-nos do durante décadas do alto da sua montanha. Oracular avisou-nos dos perigos. E quando percebeu que não valia a pena, foi-se! Não foi o primeiro, nem será o último a fazê-lo. Para desgraça nossa.

É isto que somos! Cuspimos para um microfone de televisão que é incompreensível que não há respeito pelos outros uma falta de civismo passear na rua sem máscara, sem cão, não estar fechado em casa, que esta gente não tem vergonha e que eu só estou aqui porque vim passear um bocadinho, só estou aqui porque estou à espera do meu marido, só estou aqui porque fui à farmácia, à loja… porra a gente também não pode estar sempre fechados em casa naé.

É nisto que estamos! Há uns 15 dias, que falta de gestão da crise o governo não percebeu que as escolas têm de fechar? São 2 milhões de pessoas na rua que confinamento é este? Fecham as escolas e a Antena 1 continua a dar notícias de engarrafamentos na 2ªcircular no alto dos moinhos na rotunda dos produtos estrela desengarrafamentos vários em bares a más horas… com pessoas escondidas no sótão em cima umas das outras disse o polícia na tv que eu vi.

É por essa tal incapacidade de espírito para compreender e dominar um estado de coisas do mundo da sociedade da história que nos avisou Lourenço que a CTB decidiu nesta segunda ou terceira vaga ou quarta? Pela natureza das coisas as vagas são sempre 7 decidiu dizia voltar ao ON & LINE para dar + 1 AR da sua graça?  - companhia de teatro de braga –, porquê?

Nos nossos 40 anos que já passaram em Julho e que não comemoramos, como os públicos e nós merecíamos, por causa exatamente da incapacidade da humanidade em compreender e ainda menos dominar o estado das coisas do mundo da sociedade da história. E nessa parte os portugas não estiveram nem estão sozinhos.

E, porque afinal voltamos ao mesmo e continuamos confinadinhos um ano depois, retornemos então ao ON & LINE, numa nova vaga para que já NINGUÉM tem vagar nem paciência! E para vos dizermos olhos nos olhos que o Lugar do Teatro é no TEATRO e que NUNCA abdicaremos disso, mesmo quando estamos a anunciar este CICLO MAIOR & VACINADO | REVIVER O QUÊ O QUÊ? que integramos na Comemoração dos 40 anos da CTB, homenageando os públicos que viram presencialmente essas criações. os actores, as actrizes, os dramaturgos e dramaturgas e outros criadores e técnicos ainda vivos e, sobretudo, os que tendo participado nestas criações, já cá não estão para contar como foi. E desses que se foram da morte libertando, aqui ficam os nomes: Robert Pinget; Georg Astalos; José Ananias; Rui Jacques; Guida Maria, Carolina Losa, Tilão.

Rui Madeira

PROGRAMAÇÃO*

01 · O FIM

03 · PARALQUIMIA

05 · LUX IN TENEBRIS

07 · ISIS TRISTE

09 · SOL & SOMBRA

11 · A GAIVOTA

13 · PINTURA AMERICANA

15 · AMOR ASSASSINADO

17 · COMÉDIA NA ESTAÇÃO

19 · UMA ORAÇÃO A MAIS

21 · ALGUMAS POLAROIDS EXPLÍCITAS

23 · DA VIDA DE KOMIKAZE
 
25 · A VIDA COMO EXEMPLO

27 · JARDIM

01 · AINDA O ÚLTIMO JUDEU E OS OUTROS

 

 

António Patrício [1993]

Robert Pinget [1995]

B. Brecht [1996]

Regina Guimarães e Saguenail [1997]

Garcia Lorca [1998]

Anton Tchekov [2000]

Regina Guimarães e Saguenail [2001]

Hugo Loetscher [2001]

Samuel Benchetrit [2001]

G. Astalos [2002]

Mark Ravenhil [2003]

Alexej Schipenko [2004]

A. Schipenko [2006]

A. Schipenko [2001]

Abel Neves [2016]


 

 

 

 

 

*Sempre com início pelas 18 horas. Cada criação ficará disponível 24h

 

* Convidamos os espectadores/as interessados/as e disponíveis a fazerem comentários, críticas, memórias, sobre os mesmos e as Pessoas, para registo e memória futura.

* dada a”idade” de alguns dos vídeos, pedimos antecipadamente, compreensão pela qualidade da imagem ou som, que se possa verificar.